segunda-feira, 15 de abril de 2013

Para o armário, nunca mais!

Para o armário, nunca mais! - União e conscientização na luta contra a homofobia é o tema da 17ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que ocorrerá no dia 02 de junho de 2013.

"Antes não incomodávamos tanto esses setores, pois vivíamos na invisibilidade do gueto. A partir do momento em que a gente sai do armário e começa a reivindicar igualdade, eles passam a nos perseguir e a tentar barrar as nossas conquistas. Isso a gente não vai admitir. - Fernando Quaresma (Presidente da Associação que organiza o evento)


A Parada de São Paulo é considerada uma das maiores e mais animadas, contando com um público de milhares de pessoas, vindas dos quatro cantos do mundo.

Infelizmente, a Parada tomou um rumo diferente da proposta inicial. A maioria das pessoas hoje em dia vão somente para se divertir, e não para lutar pelos seus direitos, que seria o verdadeiro propósito do evento. 

É se a Alice, personagem da obra de Lewis Carroll, viesse parar na Parada do Orgulho LGBT, que ocorre na Avenida Paulista, ela iria se deparar com mais de 4 milhões de pessoas confraternizando um momento de alegria e descontração, em meio à famílias, vendo gente bonita desfilando fantasias cheias de brilho e glamour. Alice iria ficar maravilhada com toda a segurança, organização e eficiência dos órgãos públicos que organizam a "Parada", que é considerada uma das maiores do mundo. Ela iria comemorar junto com todo o público presente a união de todas as classes de gays nessa marcha contra a homofobia. Mas, Acorda Alice! Você não está no país das maravilhas! A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo há tempos deixou de ser uma marcha para conscientizar a população a respeito do direito dos homossexuais. O evento, hoje em dia, não passa de mais um motivo para ladrões, batedores de carteira (fazerem a limpa no público presente), jovens beberem até caírem, é um festival de gente feia desfilar nas ruas da cidade. O evento, que já é um dos mais importantes da cidade, deixou de ter um tom político como deveria, para se tornar sinônimo de bagunça e ferveção [...] Mas se a Alice realmente viesse para a Parada Gay, ela iria ficar tão constrangida com a falta de organização e segurança da cidade que iria preferir voltar para o seu conto de fadas e enfrentar a terrível Rainha de Copas.
(TEXTO ADAPTADO) - Francisco Limma, jornalista do blog Janela Cultural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário